JavaOne 2009: Sun investe em computação na nuvem

Posted by Rafael Orágio

A Sun aproveitou a realização da conferência JavaOne 2009 para dar uma resposta aos que diziam que o conceito de computação em nuvem, que prega o processamento de aplicativos em nuvens de servidores externas aos data centers, poderia acabar com as comunidades abertas. O CTO (Chief Technical Officer) da companhia, Lew Tucker, disse que, ao contrário, as nuvens estão permitindo que as comunidades trabalhem ainda mais efetivamente.

Um dos exemplos citados por ele foi o envolvimento das comunidades ligadas à linguagem Java no desenvolvimento de APIs (Application Programming Interface) para a colocação de aplicativos em nuvem - na verdade, para aplicativos colocados na nuvem da Sun, chamada Sun Open Cloud Platform. O executivo fez uma demonstração da plataforma para a audiência do evento e lembrou que ela conta hoje com um ecossistema com centenas de empresas.

Pelo modelo desenvolvido pela Sun, estas empresas desenvolvem seus serviços e os colocam na nuvem da companhia, passando a oferecê-los aos clientes. Alguns exemplos foram apresentados, como o da Moonwalk, companhia especializada na réplica de ambientes de negócio para recuperação de desastres, que armazena informações na nuvem da Sun e, se for necessário, os recupera a partir de lá.

Tucker citou outras empresas: a Vertica, especializada em análise de bancos de dados e a WebappVM, que gerencia ambientes web, ambas operando e oferecendo serviços por meio da nuvem. "O cloud tornou muito mais fácil para estas empresas desenvolverem suas próprias operações. Elas desenvolvem e nós a colocamos em nossa nuvem, aumentando ainda mais nosso ecossistema", afirmou.

Fonte: computerworld.uol.com.br

Comments (0)

Postar um comentário