Quero desenvolver para o Android... Mas como faço?

Posted by Rafael Orágio

Previsto para ser o segundo Sistema Operacional mais utilizado no mundo em telefones celulares até 2012, o Google Android se destaca pela facilidade em que as suas aplicações podem ser desenvolvidas. Acessando o site do Android Market, você poderá encontrar milhares de softwares desenvolvidos por diversas empresas e desenvolvedores entusiastas da plataforma espalhados pelo mundo inteiro. Mas o que acontece é que dificilmente será encontrado um software desenvolvido por alguma empresa brasileira, pelo simples fato de o Android ainda não abranger os dispositivos móveis aqui no Brasil. Mas este problema está prestes de ser contornado, porque empresas como a Samsung e a HTC lançarão seus primeiros mobiles com o Android aqui no Brasil até o final deste mês (novembro). E isto é uma boa notícia para quem gostaria de começar a desenvolver para o Android. - Tá certo, eu gostaria de começar a desenvolver, mas não sei nem por onde começar! - Não se preocupe, a seguir darei algumas dicas de como começar. Então vamos lá!

Primeiramente, você deve ter em mente que para desenvolver aplicações para o Android, você deverá ter um certo conhecimento da linguagem Java, pois já adianto que o kit de desenvolvimento para o Android utiliza muito de Herança e Interfaces.

Para que seja possível criar aplicações para o Android, o Google disponibiliza um SDK (Software Development Kit) que contém todas as ferramentas necessárias para o desenvolvimento, tais como: criação de interfaces gráficas, realização de ligações telefônicas, acesso à câmera do dispositivo, acesso à lista de contatos, entre outras. A versão mais recente do SDK é a 2.0 e pode ser baixada clicando aqui.

Ok, já baixei o SDK, mas e agora?

É hora de começar  a pôr a mão na massa, e para isso você deverá utilizar uma IDE para estar codificando. A IDE que será utilizada é o Eclipse. Se você ainda não tem nenhuma versão do Eclipse, é recomendado que seja utilizado o Eclipse 3.4 Ganymede ou o Eclipse 3.5 Galileo que também podem ser baixados clicando aqui.

Com o Eclipse em mãos, o primeiro passo é instalar um plugin chamado ADT (Android Development Tools). Com ele será possível criar um "Android Project", e assim ter todas as perspectivas necessárias para te auxiliar com o SDK e também um Emulador para testar suas aplicações. Neste link, tem uma explicação passo-à-passo de como instalar o plugin e integrar a sua SDK com o Eclipse, em ambas as versões.

Pronto, já tenho meu ambiente de desenvolvimento criado, mas não conheço a API do Android, onde encontrarei dicas e tutoriais?

Há uma vasta documentação do SDK na internet. Mas exitem dois sites que mais utilizo e sempre encontro o que procuro. São eles:


Caso tenha um interesse maior pelo Android e gostaria de conhecer mais a fundo a sua API, recomendo que comprem o livro "Google Android - Aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK" totalmente em português. 


Este é o primeiro livro de desenvolvimento para o Android lançado no Brasil e pode ser comprado por RS 89,00 direto do site da Editora Novatec. Desde que o adquiri, estou utilizando-o em meus estudos, e estou encontrado tudo que preciso para criar minhas aplicações.

Bom, por enquanto é isso. Logo mais colocarei alguns exemplos práticos de aplicações.

Qualquer dúvida não deixem de postar. Até a próxima.

Comments (0)

Postar um comentário