Google App Engine, a mais nova "Cloud Computing" para Java

Posted by Rafael Orágio

Em abril de 2008, o Google lançou seu serviço de hospedagem de aplicações web, batizado de Google App Engine, ou GAE para os mais íntimos. O grande atrativo desse serviço é a possibilidade de utilizar a enorme infra-estrutura do Google. No GAE, à medida que uma aplicação é requisitada, novas máquinas virtuais são iniciadas, provendo escalablidade de forma dinâmica, um estilo de solução chamado de Computação em Nuvem, ou Cloud Computing.
O lançamento teve bastante repercursão em certos grupos, mas na comunidade Java pouco se falou sobre ele, por um simples motivo: Python era a única linguagem suportada. Desde o começo o Google prometeu que outras linguagens iriam ser suportadas no futuro, mas manteve o suspense sobre quais seriam. Agora, exatamente um a ano após o lançamento, o suporte a Java foi incluído.

Vantagens
As vantagens que mais têm atraído usuários são a gratuidade inicial e a ausência da necessidade de configurar o servidor. Uma vez desenvolvida a aplicação, é feito o deploy, e ela está acessível ao público, sem complicações. Por estes fatores, o GAE tem um grande potencial para alterar o cenário atual do desenvolvimento web. Todo programador que já tentou hospedar um site em Java sabe que os custos de hospedagem são bem mais salgados quando o provedor precisa rodar uma JVM. Esse inclusive era um fator que fazia o Java ser descartado em projetos para clientes pequenos, que preferiam stacks "baratas", como LAMP (abreviação de Linux, Apache, MySQL e PHP/Perl/Python).

Limitações
Um ponto que deve ser visto com cuidado é que o GAE, por questões de segurança e escalabilidade, não fornece uma JRE completa. As ausências mais importantes são a AWT/Swing, JDBC e classes que podem ler e escrever no sistema de arquivos. Também não é possível iniciar Threads, abrir Sockets, e usar Reflection para acessar membros privados de classes que não sejam da aplicação. No link abaixo, você poderá ver todas as classes disponíveis:
http://code.google.com/intl/en/appengine/docs/java/jrewhitelist.html

Bom, acho que esta é uma breve introdução, mas que dá uma boa visão do funcionamento mais novo sistema de Computação na Nuvem em Java do Google. Mas vamos falar a verdade, não tem graça ficar somente na teoria né? Prometo que em breve colocarei em prática uma aplicação de exemplo e todos os passos de configuração e deploy no GAE.

Até a próxima!

Comments (0)

Postar um comentário